28 de julho de 2017

Vitamina D - Qual a importância????

Bom dia meus amore!
Hoje vamos falar de saúde mô beim!



Quem me acompanha no perfil Fit (@sarahcadosh_fit) sabe que sigo dieta, me exercito e faço uso de alguns suplementos e manipulados.
E diariamente recebo directs perguntando o que eu tomo e por que...

Primeiramente, preciso deixar bem clara a importância de você ser acompanhada por profissionais na hora de suplementar e repor o que quer que seja, cada organismo é único e funciona de forma própria. Então nada de tomar A B OU C  porque L, F OU G toma... entenderam!? ♥ Com saúde não dá pra brincar colhegas!

Mas vamos falar da Vitamina D hoje... de sua importância pro funcionamento do nosso organismo.


Vamo começar dando um nó nas nossas cabecinhas, o que é a Vitamina D? A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações.
A vitamina D foi denominada desta forma em 1922, pois naquela época acreditava-se que ela só poderia ser obtida por intermédio da alimentação. Ela foi batizada de D por ter sido a quarta substância descoberta, depois das vitaminas A, B e C. A partir da década de 1970 os pesquisadores descobriram que a vitamina D poderia ser sintetizada pelo organismo, ou seja, na realidade ela é um hormônio, não uma vitamina.


Sobre os benefícios:

A vitamina D é necessária para a absorção do cálcio pelos ossos. Pessoas com deficiência de vitamina D chegam a aproveitar 30% menos de cálcio proveniente da dieta.
A vitamina D participa do controle das contrações do músculo cardíaco, necessárias para bombear o sangue para o corpo. Além disso, ela permite o relaxamento dos vasos sanguíneo e influencia na produção do principal hormônio regulador da pressão arterial, a renina.
A vitamina D é muito importante para as gestantes. No primeiro trimestre a falta dela pode levar a abortos.
O fato da vitamina D influenciar a produção de renina também é interessante para prevenir o diabetes, pois a falta desta substância favorece a doença. Além disso, a produção de insulina pelo pâncreas requer a participação da vitamina D.
A vitamina D contribui para a força muscular, portanto, sua ausência leva a perda dessa força e aumenta o risco de quedas e fraturas.

Dessa forma a deficiência de vitamina D pode causar uma série de problemas de saúde. A falta dela aumenta o risco de problemas cardíacos, osteoporose, câncer, gripe e resfriado, e doenças autoimunes como esclerose múltipla e diabetes tipo 1. Em mulheres grávidas deficiência de vitamina D aumenta o risco de aborto, favorece a pré-eclâmpsia e eleva as chances da criança ser autista.


Fontes de vitamina D:

Todos os alimentos fontes de vitamina D são de origem animal porque as fontes vegetais não conseguem sintetizar a vitamina da maneira como os alimentos provenientes de animais. Até mesmo o alimento com as maiores quantidades da substância, o salmão, conta com somente 6,85% das necessidades diária de vitamina D em uma porção de 100 gramas. Por isso, tomar sol é fundamental para evitar a carência do nutriente.


Insuficiência e Deficiência:

Apesar do Brasil se tratar de um país tropical, e o Sol ser uma das maiores fontes de vitamina D a maior parte da população apresenta deficit ou insuficiência. (Infelizmente, cerca de 80% das pessoas que vivem em um ambiente urbano, são carentes em vitamina D.)
Na verdade, mesmo com alimentação equilibrada e pegando Sol regularmente e da forma correta é arriscado ainda ter vitamina D insuficiente no organismo e é aí que entra a suplementação!
Meu Nutricionista (@nutrirobertof), através dos meus exames constatou a minha insuficiência e por isso suplemento.


Minha Vitamina D3 é manipulada pela Pharmapele e é a em meio Oleoso para facilitar ainda mais a absorção da mesma pelo organismo.

Indico sempre a Pharmapele como farmácia de manipulação pela confiança que tenho na empresa e sua postura com os clientes:


Por hoje é só gente ♥ Bom fim de semana ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê lindonas!

Obrigada pela visita, volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...