10 de abril de 2012

Papo Tattoo - Estilos II



Oi gente, hoje mais um estilo para vocês! O Oriental!!
A tatuagem oriental talvez seja uma das mais diversificadas dentro de seu próprio estilo. Nela, existem as gueixas, as flores de cerejeiras, e até os kanjis, símbolos japoneses que representam mensagens. Na cultura oriental, cada passo é muito importante e carregado de significados. Porém, nem todo mundo se preocupa com o que o desenho oriental significa. Antigamente as pessoas procuravam um significado nos temas escolhidos para se tatuar. Hoje em dia, há uma certa preocupação em escolher o tema, mas as pessoas não ligam tanto. Muita gente vem influenciada por um amigo ou uma tattoo que viu em uma pessoa passando na praia. O ideal é achar uma conexão com o tema a ser tatuado uma vez que a tattoo vai ficar para o resto da vida.  A gente pode até enjoar do desenho, mas um significado e uma lembrança importantes,  são para sempre.

 A arte oriental de se tatuar é bem antiga: A tatuagem no Oriente é milenar. Ha mais de 3.000 anos os orientais se tatuam por vários motivos diferentes dependendo da época e lugar.  Além disso, ele conta também seus tatuadores famosos do estilo Hernring Jhoisen, Horiyoshi, Ed Hardy, Hory Waka, Hory Min e alguns outros.
 Um erro comum das pessoas: O fato de se ter tema oriental não configura uma tatuagem oriental tradicional. Ter um samurai, letra japonesa ou um dragão não necessariamente significa que é do estilo oriental, apenas o tema. Uma tattoo tradicional obedece algumas regras contidas no estilo. Os desenhos mais populares no estilo oriental são dragões, carpas, gueixas, fênix, flores e kanjis. Vamos ver um pouco do significado desses desenhos, que são os mais requisitados.


Os dragões representam tanto o bem quanto o mal, dependendo do contexto. Na nossa cultura, o dragão de São Jorge é uma ameaça, quando em outros desenhos, o dragão representa coragem e força – tudo depende do contexto! A lenda chinesa diz que dragões eram comos reis em certos reinos, dominando tudo a sua volta. Portanto, o significado dessa tattoo vai depender do seu ponto de vista. Se ele representa um obstáculo ultrapassado, ou a sua própria coragem, depende de você.


Já a carpa, outro desenho muito popular, representa boa sorte e determinação. Na lenda, a carpa deveria nadar contra um grande rio na época da desova. Ao chegar a seu destino, viraria um dragão. De acordo com algumas pessoas, a direção para onde está o desenho também diz algo sobre o dono da tatuagem: se a carpa estiver nadando para cima na corrente, representa uma pessoa extrovertida. Nadando para baixo, uma pessoa tímida, introvertida. As carpas muitas vezes são tatuadas cercadas de sakuras. Sakuras são as flores de cerejeira, delicadas e rosadas. Essas flores representam a vida, e como ela está sempre mudando. Elas variam de tamanho e estágio na vida da flor. O botão fechado é uma vida nova, e pétalas voando representam a morte. É uma metáfora.
Gueixa é mais um tema muito tatuado. Ao contrário do que se pensa, as gueixas não têm nada a ver com prostituição. A palavra “gueixa” significa “pessoa das artes“. Elas são contratadas para entreter os homens com dança, servindo chá e cantando. Gueixas existiam em maior número nos séculos 18 e 19, mas ainda se pode encontrar as tradicionais gueixas no Japão, seguindo as tradições originais. Elas são símbolo de beleza, delicadeza e educação. São objeto de desejo, seu tempo custa caro e é para poucos. Por isso são temas tão almejados em tatuagem: representam uma mulher ideal, forte, delicada, inteligente. Normalmente são tatuagens grandes, ricas em detalhes, cores e sombreados, precisando muitas vezes de mais de uma sessão para finalizar a tattoo.


Já os kanjis são desenhos mais simples. Esses são símbolos japoneses, que representam uma palavra ou lema. Nos anos 90, todos queriam marcar na pele uma palavra importante com um kanji. Eles se tornaram tão populares que passaram a vir até em pacotes de salgadinho, como tatuagens removíveis com água. O problema é que nem todo mundo que tatua fala japonês, e muitas vezes acabavam com a mensagem errada no corpo – e para sempre! A cantora  Britney Spears cometeu esse erro: tatuou um símbolo pensando significar “mistério”, mas na verdade significava “estranho”, o que acabou ficando estranho de verdade.
Por último, vamos falar da fênix, um desenho muito tatuado por quem superou um grande obstáculo na vida. Isso porque a lenda diz a fênix é um pássaro que renasce das próprias cinzas. Portanto, ele representa a capacidade da pessoa se reerguer após uma grande dificuldade. Para muitos, é uma figura confortante.

Portanto, se quer decorar sua pele com um desenho exuberante, com muitas cores e cheio de significado, talvez a tatuagem oriental seja para você.

Até semana que vem!

Add caption

2 comentários:

  1. não tenho coragem de fazer , imagino a dor que deve ser..
    Estou te seguindo, Beijos.

    http://palmacarla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amiga que layout mais lindo!!!!!

    Bjos!
    Volte sempre ao Cá com meus botões!
    http://castro-pri.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Comenta aê lindonas!

Obrigada pela visita, volte sempre!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...